Sete requerimentos e um projeto de lei foram discutidos, votados e aprovados na Sessão Ordinária da última sexta-feira (05), na Câmara Municipal de Monte das Gameleiras.

Vereador Aderi Bernardino – solicitou através do Requerimento nº 09/2023, junto ao Poder Executivo que seja submetido o Calendário de Eventos do Município de Monte das Gameleiras. O vereador justificou que o município vem se capacitando em diferentes eventos, fóruns e acontecimentos na área do turismo buscando evidenciar nossa presença no contexto do Rio Grande do Norte. O Requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado para o Poder Executivo Municipal.

Vereador Renato Antônio da Silva – solicitou através do Requerimento nº 10/2023, junto ao Poder Executivo, a pavimentação da ladeira do Sítio Baraúnas, visando proporcionar melhor conforto e qualidade de vida aos moradores daquela localidade, tendo em vista a existência de vários empreendimentos turísticos e casas residenciais e durante o período das chuvas surgem muitos buracos, dificultando o acesso dos turistas e da população que ali reside. O Requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado para o Poder Executivo Municipal.

Vereador José Euzébio do Nascimento – solicitou através do Requerimento nº 11/2023, junto ao Poder Executivo que a prefeitura municipal instale ciclovias nas ruas asfaltadas da cidade, visando proporcionar aos ciclistas, local adequado para a prática esportiva com segurança e a todos aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte. O Requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo Municipal.

Vereador Elias José Emídio – solicitou através do Requerimento nº 12/2023, junto ao Poder Executivo que a prefeitura municipal realize o plantio de arvores e mudas da espécie GAMELEIRAS, símbolo da cidade, em especial no Pórtico Turístico, local de visitas dos turistas e um dos cartões postais do município de Monte das Gameleiras. O Vereador Elias destacou que, o plantio desta espécie, visa homenagear a arvore símbolo que dá nome ao município com o objetivo de resgatar as belezas naturais da flora e o embelezamento do município, já que foram tão abundantes em épocas passadas diante da existência de inúmeras arvores desta espécie. O Requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo Municipal.

Vereadora Misse Maria de Freitas Silva – solicitou através do Requerimento nº 13/2023, junto ao Poder Executivo que a prefeitura municipal faça o melhoramento dos acessos às trilhas turísticas e respectivas aberturas e instalação de placas indicando os pontos de acesso. O objetivo é fomentar o potencial turístico no município, oferecendo melhores condições para turistas e cidadãos, ao realizarem trilhas e visitas aos pontos turísticos do município de Monte das Gameleiras. O Requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo Municipal.

Vereadora Bianca Emanuelly Pinheiro Pontes – solicitou através do Requerimento nº 14/2023, junto ao Poder Executivo que a prefeitura municipal realize a revitalização do parque público e a implantação de um vigia para o mesmo. O objetivo visa a construção de um local apropriado para o lazer das crianças, pois o mesmo encontra-se em estado avançado de desgaste devido ao mal uso e a depredação de algumas pessoas. A Vereadora Bianca Emanuelly, ainda apresentou o seu segundo requerimento de nº 15/2023, solicitando a prefeitura que realize a arborização das praças públicas e da cidade, com o objetivo de embelezar ainda mais os locais públicos, tendo em vista que a cidade de Monte das Gameleiras é um dos principais polos turísticos do Estado do Rio Grande do Norte, sendo necessário manter uma paisagem verde e agradável no ambiente urbano. Os dois requerimentos foram aprovados por unanimidade e encaminhados ao Poder Executivo Municipal.

Vereador Antônio Renato da Silva – propôs um Projeto de Lei de nº 04/2023 que estabelece a obrigatoriedade de contratação de grupos, bandas, cantores ou instrumentistas locais na abertura de shows ou eventos musicais que contém financiamento público, denominada “LEI JOAQUIM GOMES”.

O Projeto do Vereador Antônio Renato da Silva objetiva fomentar a participação dos artistas locais em eventos musicais que contem com o apoio da iniciativa pública, sobre qualquer forma. Em homenagem a Joaquim Gomes, artista da terra, músico que sempre teve domicílio e passou sua vida dedicada a música na cidade de Monte das Gameleiras, sendo rabequista e também trabalhou na produção de rabecas. A lei recebe o respectivo nome em homenagem a sua contribuição para arte na cidade. O Projeto foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo Municipal para ser sancionado.

Por fim, não havendo nada mais a declarar, o Presidente do Poder Legislativo Municipal Clécio de Souza, deixou aberto a palavra facultada para todos os parlamentares e em seguida declarou encerrada a 5ª Sessão Ordinária do ano de 2023.

Por: Assessoria de Comunicação.