No dia 23 de maio de 2024, a Câmara Municipal de Monte das Gameleiras, colocou em votação durante a 5ª Sessão Ordinária, um Projeto de Lei de autoria da Vereadora Misse Maria de Freitas Silva que dispõe sobre reconhecer o Cordão de Girassol como instrumento auxiliar para identificação de pessoas com deficiências não visíveis, para fins de atendimento prioritário no município de Monte das Gameleiras. O “Cordão de Girassol” consiste numa faixa estreita de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampadas com desenhos de girassóis, podendo ter um crachá com informações úteis, a critério do portador ou de seus responsáveis.

As pessoas com deficiências ocultas terão assegurados os direitos a atenção especial necessária, fazendo uso do Cordão de Girassol, garantindo assim, o seu atendimento prioritário e mais humanizado, nos termos desta Lei, considerando que as deficiências ocultas são impossíveis de serem detectadas tão somente pela aparência física.

Foi colocado também em votação o requerimento de autoria do Vereador José Euzébio, solicitando a prefeitura Municipal de Monte das Gameleiras-RN, que proceda com a construção de uma cisterna na Escola Municipal Virtuosa Bernardina da Costa.

Já o Requerimento do Vereador Clécio de Souza, solicita a adoção das medidas necessárias para a construção de um Centro de Apoio ao Turista na cidade de Monte das Gameleiras, RN.

O Projeto de Lei e os dois Requerimentos foram aprovados pelo Poder Legislativo e encaminhados para sansão junto ao Poder Executivo.